Quase quase

Hoje sabe-me a sexta-feira, hoje sinto que é sexta. Sinto-o não só porque amanha é já fim-de-semana, mas sinto-o pelo cansaço. Foi uma semana de 4 dias mas com o mesmo trabalho de 5 para se fazer. Foi uma semana dura, intensa. Mas o fim-de-semana já está ai a espreitar e isso sim, é bom bom bom.



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

#

Hoje, é noite de descanso. Assim só me ocorre chegar a casa, enfiar pijama e deitar-me no sofá a ver junk tv shows no TLC e E!. Eh pah. Adoro.



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Time to say goodbey.. time to be grateful



Mais um mês que está a chegar ao fim e o saldo é sem duvida super positivo. Quer dizer, de sentimentos e emoções; porque de carteira....... nem vos digo nada.
O mais importante nos últimos tempos tem sido a saúde da minha mãe, que felizmente tem vindo a recuperar bem e este mês já conseguiu uma vida totalmente autónoma; isto é por si só uma vitoria de todos nós e faz o mês logo uma maravilha

Outro ponto positivo deste mês foi sem duvida voltar ao desporto. Com toda esta situação passada, voltei a ganhar tempo disponível e retomei o ginásio, as corridas e o Btt. 
O ginásio é uma paixão, é onde espaireço e onde vejo as mudanças no meu corpo. O Btt uma brincadeira que já dura há um ano e onde tenciono ir melhorando aos poucos, sem pressas.
A corrida... bem a corrida foi uma coisa que se intensificou há duas semanas. Se dantes corria só porque sim e porque era uma maneira de fazer cardio. Agora corro porque gosto.

Há cerca de duas semanas arranjamos uma grupeta e começamos a correr juntos 2x por semana. Terças e Quintas às 20h. Confesso que se não fosse assim em grupo já me tinha baldado algumas vezes. Como faço ginásio nos outros dias, quando é o dia de correr confesso que só me apetece arranjar uma desculpa qualquer porque a única coisa que me apetece é deitar na cama.

#

Percebes que andas estupidamente cansada quando tens o quarto uma caus, amontoado com roupa. Isso, e quando metes o batido no Shake e o abanas..... com a tampa aberta.
Não preciso dizer mais nada.


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

F O C O

É importante manter o foco em tudo na vida, no exercício então, o foco e a determinação é para mim o mais importante. Sem eles estou destinada ao fracasso.
A semana passada foi a semana de voltar ao activo, ainda em modo nabiça e com muitas dores musculares foi a semana de re-acordar.

Domingo - 20km btt (a descer e subir montes com altimetria do raio para mim)
Segunda - 2h ginásio (cardio e musculação)
Terça - 5,5km corrida
Quarta - rest day
Quinta - 4km corrida
Sexta - 1,30h ginásio (cardio e stretching)

O fim-de-semana foi descanso, não devia ter sido é verdade, mas com o jantar, a noitada e o corpo a implorar descanso depois de um regresso em grande, tive de o ouvir. É importante sabermos ouvir o nosso corpo de forma a evitar lesões.

Esta semana o foco e a determinação continuam em alta. Segunda feiram foram 2h de ginásio com plano e ainda vinte minutos a mais de cardio, terça foi novamente a corrida desta vez mais rápida, e hoje é o merecido dia de descanso. Conto, além de treinar a restante semana, fazê-lo também pelo menos no domingo. Sábado ficará em stand by, naquela, veremos como está o corpo.


Ainda longe do meu treino a 100kg mas isto logo logo chegá lá.




Foco foco foco.
Para já os objectivos: Correr 5km abaixo dos 30min
Praquê tudo isto? porque adoro, e faz bem.



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Look | jantar de óscares

Sábado foi a noite do tal jantar, uma especie de óscares entre amigos do nosso grupo de BTT. A ideia era ir bem vestidinho, qualquer coisa como um dress code; as meninas de vestido e salto alto; os meninos de camisa e gravata. 
É excelente a ideia de um jantar assim, diferente, entre aqueles que são a "nossa" família, com as quais convivemos diariamente mas com um toque mais requintado.

Comeu-se que foi uma maravilha para mal dos meus pecados; ainda assim fugi das sobremesas nem sei bem como mas comi duas fatias do bolo que me souberam que foi uma maravilha. Bebeu-se bem rimo-nos muito, conversamos muito e no final o saldo foi super positivo. Mais positivo ainda, porque eu e o Babe fomos uns dos vencedores da noite.

a fatitota, simples, mas tal como indicava o dress code

os oscares que trouxemo para casa.
somos muitaaaa fortes pah



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

SNACKS - uma escolha saudável

Tenho a sorte de ter uma cozinha totalmente equipada no meu trabalho; tem fogão, tem frigorífico com congelador e tem micoroondas; por isso que há muito que almoço sempre no meu trabalho. Tenho essa facilidade. Além de ficar super mais barato, posso ainda escolher que alimentos como coisa que não acontece quando nos limitamos às diárias dos restaurantes.

No lanches é a mesma situação, umas vezes trago qualquer coisa de casa mas tento sempre ter um stock de snacks para poder comer quando e o que me apetece. 

Como nos últimos meses tenho trabalhado apenas umas horas por dia, não tinha rigorosamente nada para comer no meu trabalho e ia trazendo sempre, ora uma peça de fruta, ora uma barra de proteína. Mas já estava assim um bocadinha para o enfadada dessas coias e além disso era pouco pratico.
Esta semana voltei oficialmente ao trabalho, a trabalhar todos dias e por isso hoje como tive um tempinho à hora de almoço dei um saltinho ao hipermercado e comprei algumas coisas..



Hoje veio:
- Iogurtes gregos ligeiros
- Iogurtes liquidos activia zero
- marinheiras sem sal
- linhaça
- farelo de aveia
- Fruut maça verde
(e ja cá tinha bananas, maças e kiwis que trouxe de casa) 

Não sou uma pessoa apreciadora de pão, e para mim, comer uma sandes só mesmo em ultimo recurso quando não tenho mais nada para comer. É coisa que não me satisfaz mesmo. Prefiro frutas, bolachas de agua e sal, bolachas de aveia.. e coisas do género. Ainda assim ando à caça de "receitas" para snacks apetitosos e saudáveis. Já tenho algumas e logo logo partilho.

E vocês o que costumam comer ao lanche?



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Coisas que enervam uma gaja



Jantares XPTO. Eu gosto, é giro e divertido, mas nunca sei o que raio vestir. Sábado tenho um jantar de "gala", a bem dizer, é um jantar de aniversário de um grupo de amigos (do nosso grupo de btt), mas vai ter oscares e tudo!!! é muito à frente. Por isso há dress code, e qual é? Fatiota de casamentos. E isto deixa-me logo dias a pensar no que vestir. Uns vestidos tão curtos, uns tão largos, outros apertados, uns demasiado quentes, outros demasiado frescos. É bem certo, nunca temos "aquele" vestido.
Como ando em versão "tesa que nem um carapau" por causa da casa, é certinho que comprar um vestido só por causa de um jantar nem pensar!!! Sábado à tarde vou virar o roupeiro à caça do melhor vestido, para mim e para uma amiga que me pediu um vestido emprestado para a mesma festa. Tenho para mim que aquele quarto vai ficar um caus.

crédito de imagem | weheartit


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Voltaren, best friend

Voltar ao ginásio é  bom mas também é uma  grande merda e ja me tinha esquecido disso. Como se isso nao bastasse, ontem, ainda tive a estupida ideia de ir correr com a esperanca de "ah e tal assim a continuar todos dias ja nem vai doer tanto". Estupidez pura. Hoje so me apetecia chorar, juro.
Tenho dores para andar, para me mexer, para me sentar, para me levantar, basicamente para tudo. Sendo que passo o dia a sentar e a levantar, as tantas ja so me apetecia gritar. Caminhar era mentira, e passei o dia a arrastar os pes no trabalho,  mas mesmo a arrastar.

Besuntei-me algumas vezes com creme para as dores musculares, e tou deitada na cama desde as 8.30h da noite. Assim derrepente parece-me melhor, pelo menos quietinha ja nao tenho dores. Vamos la a ver se esta noite ja durmo, ja que a noite passada nem isso consegui.

Eh pah a serio, parar no gym outra vez so mesmo em ultimo caso.

Breve o coração sai-me do peito

Hoje tenho uma espécie de andar novo, de mexer novo. Dói-me as pernas, os braços, os abdominais e as lombares. E mesmo assim ontem baldei-me a um exercício porque a máquina estava a avariado, e todos os outros exercícios foram com cargas mais baixas. Thank god. Se tivesse feito plano todo correcto hoje não me mexia.

Ainda assim é bom voltar, é bom sentir que temos partes do corpo que as vezes nos esquecemos; no entanto para mim, o exercício não é só uma questão física e de ficar gira e jeitosa (i wish) é também uma questão de saúde.

Sou seguida por um neurologista que insiste à força toda que eu Vânia Filipa tenho de praticar exercício físico, e muito. Não precisa de ser todooos dias mas tem de ser assim tipo dia sim dia não, senão o meu corpo ressente-se.

E eu sei isto, mas é bem certo, quando andamos bem durante tanto tempo, já não nos lembramos o que é andar mal nem o porquê.
Parei durante dois meses, a juntar a isso uma carga de nervos, preocupação, stress e uma alimentação toda manhosa. Resultado: há uma semana que ando com tonturas. Esperei que passasse, não passou. Ontem achei por bem ir a farmácia ver a tensão, só assim naquela. Sai de lá com o veredicto "tem a tensão muito alta para a sua idade, tem de ir ao médico" e eu sei. Mas também sei qual é provavelmente o motivo. Falta de exercício. Eh pah, não há volta a dar, tenho de praticar desporto e pronto.

Ontem foi dia de voltar, daqui a um mesito vamos lá a ver se a coisa já está estabilizada. 




Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

É oficial, a pausa terminou



Depois de uma pausa forçada de dois meses, hoje foi dia de voltar oficialmente ao activo. É certo que tenho praticado btt ao fim-de-semana, e há duas semanas que retomei a corrida, mas não é bem bem a mesma coisa. Ali, no ginásio, com pt, a coisa pia fino.

Retomei o mesmo treino que tinha, mas com menos carga isto só durante uns dias só naquela para não ficar toda rota. Isso é tudo muito bonito na teoria, o certo, é que baixei carga e ainda assim só passou uma hora e já me sinto cheia de dores e com os músculos das pernas a gritar. Acho que amanhã tenho um andar novo.

crédito de imagem | Desabafos e Coisas


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Time to relax


Não ando famosa, há uma semana que ando com dores de cabeça e tonturas, e o que me chateia é que há meses que não me sentia adoentada mas agora sinto, ao ponto de me custar horrores a fazer tudo, inclusive apenas estar de pé.
Tenho pensado do que raio será, não ando em dietas malucas, não tenho feito desporto a mais, tenho me alimentado bem e correctamente e a única hipótese que me surge na cabeça é: cansaço.

Com a situação da minha mãe, primeiro a preocupação, o medo;  depois o facto dela ter ficado debilitada sem fazer rigorosamente nada durante praticamente dois meses (até o comer à cama lhe levava e ajudava a vestir) o meu ritmo de vida tem sido alucinante, ao ponto de dizer aos amigos "não tenho tempo para ficar doente" e não. Agora que olho para trás não sei como consegui aguentar tudo, lidar com tudo sem nunca baixar os braços. A remar por mim, pela minha mãe, pelo meu pai, pelo meu irmão... Literalmente a remar por tudo e todos. E quando me diziam "estás com cara de cansada, deves andar tão cansada" eu dizia que não, que estava bem; e fui aguentando, um dia atrás do outro sempre com o pensamento "não tens tempo para marquicices Vânia" na cabeça; e não tinha.

Até que no inicio da semana, finalmente soubemos que tudo está bem, que finalmente podíamos respirar de alivio. Foi também ai que os sintomas se agravaram, quase como se o meu corpo ganhasse vida própria e me gritasse "agora está tudo bem, agora tens tempo para mim e ver na fossa em que andas"

Sinto-me cansada, com dores de cabeça, tonturas e o único pensamento que me agrada é deitar no sofá e descansar dias a fio. E esta é a única razão lógica para o meu estado. Cansaço estremo sem tempo sequer para pensar nele..... e quando tudo acalma, tudo para, o corpo dá de si e diz que já não aguenta mais. 


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]


Uma pasteleira, uma cesta, uma manta...... e um piquenique de mãos dadas.

Um dia, ainda compro uma pasteleira



Alergias chatas e estraga prazeres

Domingo tenho um passeio de BTT, ainda não sei quantos km são nem qual o acumulado mas sei que no final temos direito a um almoço. Isto seria tudo muito bonito e fixe; se não me tivesse chegado aos ouvidos que o almoço é sopa da pedra... e eu sou alérgica ao feijão. Por isso enquanto todos ficam num rico almoço em amena cavaqueira.... Eu venho para casa almoçar. 
Eh pah, a sério, mas praquê ser alérgica ao feijão, praquê?


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

#

Eh pah, isto de estar uma quinta-feira às dez da noite à procura de hotel para marcar férias para os meus pais; quando eu, amanha vou trabalhar ainda sem a minima ideia de quando vou ter férias, ou se saio sequer de casa é no minimo desquilhuante. Mas também é muita bom sinal



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Dias com 48h, há?



Depois da boa noticias de terça-feira (tão grata) é obrigatório voltar ao normal, sem desculpas e sem pesos na consciência. Com esta semana ainda em stand by com alguma organização é certo que para a semana é para voltar em força. Isto seria muito simples, se eu não fosse o tipo de pessoa que se enfia em tudo o que é actividade.

Vou voltar o ginásio, ieiiii finalmente (saudades) e a ideia é ir no mínimo dos mínimos 3x por semana até porque só assim me compensa a mensalidade (50 mocas); depois também quero continuar a fazer as minhas corridas, foi algo que aprendi a gostar e me satisfaz muito, a ideia é fazê-lo pelo menos 2x por semana. Tenho ainda o BTT que pratico ao fim-de-semana, e como se isto tudo não bastasse, como ando com umas saudades malucas de piscina que é só o melhor desporto do mundo para mim, prometi a minha mãe que assim que ela voltar para a hidro-ginástica eu também vou (não para a a hidro-ginástica, que a abomino isso, nadar mesmo)

Visto isto, da-me portanto cerca de 7 actividades desportivas (3 ginásio, 2 corrida, 1 btt, 1 piscina) , ou seja, uma para cada dia. E agora? então mas e namorar? quero estar com o meu gajo bom e namorar muito e dar muitos beijinhos. E agora? 

Agora quer dizer que tenho de me organizar bem, pensar no assunto e idealizar uma agenda para as actividades desportivas. Solução mais aparente: levantar o cu da cama as 7h da manhã ou antes e correr e pescinar antes do trabalho.

Por mim, os dias deviam ter 48h só assim naquela para ter tempo para fazer tudo o que gosto.

A minha mãe bem me diz: "tu andas a matar o corpo, isso até te faz mal"



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Afinal o que é que comemos?



Por aqui, continuo com o desafio 21 DAYS SUGAR FREE e ao segundo dia percebi que é bem mais difícil do que aparenta. Fui olhando este rotulo e aquele e o outro, e vi que afinal praticamente tudo o que consumimos tem açúcar. A começar pelos iogurtes de frutas que tem 25% da sua composição em açúcar. O quê?!?! E depois foi o choque quando agarrei num frasco de pikles, e guess what, tem açúcar!!!

Ora bem, isto fez-me pensar e fez-me adorar ainda mais este desafio. Claro que não vou ficar o resto da vida sem comer açúcar, não sou de estremos porque não duram e porque nos fazem mal. Ainda assim adoro o desafio numa espécie de pulguinha atras da orelha para espreitar todos os rótulo numa chamada de atenção e numa espécie de "acorda".

Tanta vez que pensamos "vou só comer este bolinho que já não como doces há tantooooo tempo" e vai dai que estamos totalmente errados, porque na realidade, na nossa alimentação praticamente tudo tem adição de açúcar. O que é que isto muda? muda no sentido em que na próxima vez que for para enfardar um bolo ou um chocolate pense duas vezes, porque afinal já terei consumido muitooo açúcar "escondido" em muitoooo produtos básicos e simples.

Será esta a razão de tanto caso de diabetes e de obesidade? Deixou-me a pensar. Afinal, até podemos não comer bolos, sumos ou chocolates e ainda assim consumimos imenso açúcar.


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

21 days sugar free



Encontrei hoje o desafio 21 dias sem açúcar no instagram e fiquei logo com a pulga atrás da orelha. Estando eu em processo de volta ao exercício e à alimentação equilibrada (estes últimos dois meses foi uma desgraça), este desafio vem mesmo a calhar para um empurrãozinho. Até porque hoje é o dia 1 do desafio, por isso, mesmo a tempo.

O desafio consiste em estar 21 dias sem consumir açúcar. O quê?? como é que isso é possível?? perguntam vocês. Pois não sei, mas sem experimentarmos e tentarmos nunca sabemos.
A ideia é não ingerir açúcar refinado, nem mesmo o mascavado (amarelo).
Devemos ainda ter especial atenção aos rótulos para não consumir produtos adocicados. Estando por isso como é lógico, alem dos doces, proibidissimo os refrigerantes. Confesso que é ai que a coisa me "morde". chocolates, gelados, e refrigerantes são o meu ponto fraco. Por isso mesmo aceito o desafio para ter uma força extra e seguir a via saudável. 


Transcrevo o texto da Mafalda, Dias com a Mafalda:

"Não podemos ingerir açúcar
Mesmo o amarelo!
O que podemos usar para adoçar?
Stevia (o das ervanárias em gotas ou pó) - sem duvida a opção mais saudável. Mas aviso que não é para todos pois tem um sabor "de fundo".
Xarope de acer
Mel (daquele cremoso para ter a certeza que estamos a obter todos os nutrientes que vem com ele)
Açúcar de coco (em moderação)
Geleia de arroz
xarope de coco

Ter atenção aos rótulos. Ver se tem açúcar ou xarope de glucose.
Vão, infelizmente repara que há muitos alimentos que tem esta adição. Passem por aqui e deixem as vossas descobertas.
Usem o instagram e coloquem as vossas substituições para ajudarmo-nos uns aos outros com o hashtag ‪#‎21diassemacucarrefinado‬
Boa sorte para o primeiro dia.
Passem pela Catita Illustrations ela tem um calendário oferta para imprimir para este desafio"

Eu achei o desafio um máximo e sem duvida que vou aderir!! Aliás já imprimir o calendário para tornar o desafio ainda mais giro e divertido. E vocês, aderem? Eu adiro e junto as hastags: #sugardetox #21dayssugarfree
Vão espreitando no instagram e no facebook do blog, se aderirem deixem o vosso insta/face

Podem fazer o download do calendário aqui


Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Grata a ti universo



Os últimos dias tem sido muito ansiosos. Depois da operação, quase há dois meses, hoje foi finalmente o dia da primeira consulta pós operação. O dia em que íamos saber finalmente tudo. Como correu? era benigno? há tratamentos? tiraram tudo? 
A cirurgia foi complicada em termos psicológicos mas esta espera não foi fácil. O continuar sem saber, mói-nos e corrói-nos lá no fundo.

Hoje, enquanto esperava por um telefonema ia ficando cada vez mais nervosa; até que, finalmente o telefone toca. PAI. Toda eu tremi, sabia que era o momento da verdade.
"correu bem, ao que tudo indica a cirurgia foi um sucesso" 
E eu chorei... e chorei. Chorei de medo, de alivio, de gratidão. Acima de tudo de muita gratidão. É certo que o dia de amanha ninguém sabe, mas para já posso respirar de alivio e sentir-me grata por tudo ter corrido tão bem. 

É desejar que esta nova maré de ondas boas e positivas continue. é desejar todo o bem e amor do mundo.
Para mim, o ano começa agora.
Sejamos felizes, todos... eu... e vocês.
Sinto-me tão grata.





Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]

Entrar no ritmo

Custa voltar, não que seja falta de vontade, nada disso. Custa voltar fisicamente. Depois de uma paragem no exercício de 2 meses que mais pareceram uma vida, fisicamente, custa voltar.

Esta semana voltei ao ativo, não no gym que isso só para a semana, mas voltei as corridas e posso dizer que custa horrores. Custa durante a corrida que basicamente fico logo logo com os bofes de fora e custa no dia de seguinte a mexer até a pontinha dos dedos dos pés. Juro. Acho que já vi pessoas de moletas a andar melhor do que eu mesmo sem elas. Toda entrevadinha.

Ainda assim não desisto, sou teimosa e apaixonada por desporto. Em dois dias melhorei o meu tempo em dois segmentos de 2"22 minutos. Não é nenhuma loucura, aliás, estou lenta e fraca ainda assim para mim é uma vitoria. Objectivo: baixar um dos segmentos em mais de 3 minutos.

Amanhã rest day. Sexta, sábado e domingo... sem excuses. Porque ao fim-de-semana também se treina.
Agora... O meu batido com proteína e uma maçã. Ahhh sinto-me feliz.



Segue-me em: [ Facebook ] [ Instagram ]