Doctor Report

Voltei ao médico (desta vez ao de família) e estava decidida a sair de lá com credenciais para exames na mão.
Expliquei o que aconteceu e que há praticamente seis meses que ando com dores nas costas, pescoço e ombros. Expliquei que tomei relaxantes musculares, fiz fisioterapia, ando num osteopata e apesar de tudo me ter ajudado a melhorar não curou e sinto que estagnou. Acordo com dores, deito com dores. Dói sempre, o dia todo, todos dias, uns mais que outros. A única posição que me alivia e me deixa quase sem dores a 100% é deitada de barriga para cima.
Expliquei os sintomas, as possíveis causas, expliquei tudo o que me lembrei. Sai de lá com analises para fazer, e raio-x a coluna e cervical. Depois disso provavelmente irá avançar-se para um tac (mas quer ver o raio-x primeiro). Assim de repente "é estranho doer ha tanto tempo" e "pode ser alguma hernia" mas sem certezas até se saber resultados dos exames e até pode nem ser nada disso. Vamos aguardar o desenrolar da situação nas próximas semanas e só desejo que não seja nada de grave e seja tratável de forma fácil. É que já cansa, a mim, e a quem me rodeia.

Weekend Report

Não há grandes fotos deste fim-de-semana mas há experiências e boas.
Sábado acordei com neve; por ai não sei, mas aqui por Fátima é coisa rara, tão rara que a ultima vez que nevou foi há dez anos. Desta vez nevou bem menos, não deu para ficar a paisagem branca como da outra vez, mas deu para apreciar a natureza e espreitar vezes e vezes sem conta cá para fora para ver se era mesmo verdade.

No domingo, que estava um frioooooo do caraças (pois claro então tinha nevado no dia anterior), foi dia de caminhada (mais uma) desta vez a 5ª Caminhada e Corrida da Paz. O gajo foi a correr com uns amigos, e eu com o problema das costas e há quase seis meses sem treino fiquei-me pela caminhada com uma grupeta de amigas. 8,5km a rolar de boa conversa e de recarregar energias. Eramos 5 mil pessoas no total, muito bom portanto.

Agora ficou a promessa, que se ainda este mês me sentir capaz é altura de retomar os treinos de corrida, eu e as meninas, porque em Maio há novo evento e desta vez queremos deixar a caminhada de parte e ir a corrida (que eu tanto gosto).

Home decisions

Neste blog ultimamente quase que só se fala de casas e decoração e moveis e tudo e tudo, eu bem sei, 'esculpem lá, mas não consigo pensar noutra coisa.
Sou incapaz de ver roupa (e muito menos gastar dinheiro com ela) quando tenho tantaaaaaaaaaaaaaaaaa coisa para ver, decidir e comprar para a casa nova.

Assim de repente, a casa começou a entrar naquela fase dos pormenores em que TUDO o que escolho tem influência na decoração. Ando a finalizar o projecto da cozinha - as cores (branco obvious), a escolher os electrodomésticos (marcas, cores e medidas) e o sitio dos candeeiros de bancada; também ando a escolher o recuperador de calor (marcas, medidas, formatos) e é altura de começar a pensar em moveis e idealizar os mesmos. É giro mas mata-me a cabeça.

Sinto que não tarda nada (dois ou três meses passam a correr) tenho de estar a comprar os moveis e ainda não me consegui decidir por onde avançar. Na cozinha, mesa de madeira com cadeiras brancas ou cadeiras de madeira e mesa branca?! No quarto cama branca ou de madeira?!? Eh pah não sei.
Para já vou continuando a mergulhar de cabeça no pinterest à caça de inspirações e ideias. 

#

Eh pahhhhh mas existe fornos brancos e ninguém me dizia nada?! Todo um novo mundo se abriu para mim. Confesso que andava a moer a cabeça de ter ali uma coisa (forno) preta no meio de uma cozinha (e casa) branca e vai-se a ver hoje fui pedir orçamentos e existe fornos brancos. Que maravilha de invenção. Falta o preço é claro, mas para já estou rendida.

Health Problems



Então Vânia e como andas das costas?
Ando toda lixadinha para não dizer pior. Desde que ando no osteopata efectivamente melhorei e consigo fazer coisas simples que não conseguia (cozinhar por exemplo) mas estou longe de estar boa.
É verdade sim senhora que já melhorei bastante, já consigo fazer mais coisas e não me sinto tão inválida mas ainda assim estou longe de estar a 100%, aliás se me perguntarem sou pessoa para me sentir ai a 50%. 
Continuo a sentir dores diárias (umas vezes mais que outras), continuo sem poder pegar num único peso(um misero saco de compras mata-me), e continuo a sentir-me com dores numa simples caminhada assim mais puxadota. Digo-vos não vejo hora de me ver livre disto e boa, além de andar farta de andar assim invalida sinto uma falta enormeeeee de fazer exercício físico á seria (uma corrida de 2 ou 3km não me sabe a nada)
Há dias em que me apetece chorar e acho que nunca mais vou ficar boa, há outros em que olho para trás e percebo que há dois meses estava bem pior. Paciência e cuidado é o que preciso diz o osteopata, mas confesso que me começo a cansar, a ficar impaciente, e tesa da carteira também.

creditos de imagem | Jay Mantr

Mia

Se virem por ai um carro com uma cadelinha vestida de cor de rosa a olhar pela janela, é a Mia. A pequena tanto vai ao veterinário que farta-se de passear e as pessoas passam por mim e riem-se de ver ali uma cadelinha muito atenta.
Vejam o video de hoje:

GARDEN INSPIRATION

Nem só do interior se faz uma casa, o exterior é também uma parte bastante importante. E onde nos dias de sol se pode descansar, relaxar e receber visitas.

Na minha nova casa dei importância ao espaço exterior e criei uma zona de terraço para almoçadas e jantaradas, e um pequeno jardim junto ao terraço e sala. Apesar de não ser uma área muito grande (como nos filmes e como todas idealizamos), é o meu espaço e conto passar por lá muitaaaaas horas; ora deitada numa espreguiçadeira a descansar, ora numa bela jantarada de amigos numa noite quente de verão.

A ideia é ter um jardim simples de fácil manutenção mas bonito e verdejante e por isso nesta altura em que começo a entrar no pormenores no interior, tenho também de prestar atenção ao exterior e começar a idealizar as áreas e a forma como ficam dispostas, até porque a primavera está ai á porta e é a altura ideal para plantar a relva e flores.

Deixo-vos algumas inspirações, de vários tipos ora para jardim grandes dignos de filmes, ora mais modestos, ora modernos. Um bocadinho de tudo. Inspirem-se.


5 Motivos para comer frutos secos - Noz e Amêndoa #1



Comecei há uns anos uma alimentação saudável por questões de saúde e desde ai que a minha procura por novos alimentos tem crescido. Numa altura em que cada vez mais ser saudável está na moda, é cada vez mais fácil encontrar alimentos mais naturais e que nos melhoram a saúde e o bem estar.

Uma das coisas que se lê bastante é a importância e os benefícios de comer frutos secos. Confesso que nunca fui grande fã deles, mas volta e meia lá como um ou outro. Para melhorar nesse aspecto, tenho comprado algumas misturas de frutos secos e procurei os seus benefícios.

Template & Header Novo

Este ano achei que me devia dedicar mais ao blog; é uma forma que tenho de me expressar e muita vez de deitar cá para fora o que não digo. O blog para mim é algo que me completa, que me acalma nuns dias, que me faz rir noutros, e me faz sonhar noutros. Sem duvida que já faz parte da minha vida e por isso o objectivo é melhora-lo a cada dia que passa com mais conteúdo, com mais fotos, com mais....
Hoje foi o dia de o melhorar com um novo template e um novo header, mais clean, profissional e minimalista q.b. 
Desta vez deixei-me das edições e dos templates gratuitos por isso este irá de certo durar algum tempo. 
Espero que gostem.


Weekend

Há fins-de-semana assim, bons, com dias de sol maravilhosos que dão para recarregar energias.
Domingo começou logo bem cedo com uma caminhada de 6km entre montes e vales que foi puxadissima mas que valeu a pena pelas paisagens e por se respirar natureza.
Á tarde, mais uma caminhada de mais 6km desta vez bem soft e com muita conversa á mistura. No final, sempre grandes paisagens que vale tão mas tão a pena.
Morar no campo tem disto, estar sempre rodeada de coisas maravilhosas.
As fotos falam por si.



Copper Inspiration - Decorar com cobre

Há umas semanas que me tenho apercebido que os meu olhos andam inclinados para o cobre e parece que tem uma razão de ser. Li há uns dias que uma das tendências para a decoração deste ano é exactamente o cobre, talvez dai venha a minha "loucura" por ele porque efectivamente vê-se mais em lojas e montras.

Mas e resulta? Pois o dilema é sempre o mesmo, se resulta na decoração que idealizamos. Para mim, e para aquilo que pretendo penso que sim. Toda a minha casa (esqueleto) é em branco, as portas interiores, as paredes, os rodapés, as janelas, a cozinha, os wc's e por ai fora. A base é branca e o chão é madeira e são estas as cores que pretendo ter igualmente na decoração, juntando os cinzas e uma ou outra cor para dar vida que ainda tenho duvidas de qual mas quiçá o amarelo e o rosa claro.

Ora o cobre, na minha opinião, que vale o que vale, vai muito bem com isto. Destoa no branco e vai puxar o tom da madeira. Assim de repente parece-me uma óptima ideia para candeeiros, molduras, vasos e pequenas decorações. Mas não podemos cair em exageros, que se por um lado é uma cor bonita, diferente e que puxa o olho, por outro lado é uma cor que usado em demasia pode cansar rapidamente. Tudo se resume a pequenos pormenores.

Inspirem-se:


Candeeiros Suspensos

Sei que sou uma pessoa que muita gente acha que tem gostos estranhos, e tenho plena noção que em algumas coisas tenho um gosto peculiar. Como já referi antes, na construção da minha casa tenho plena noção disso. Gosto de misturar o estilo minimalista com o moderno e o retro. Não é uma mistura qualquer, do estilo enfiar tudo para um saco e misturar, não. É uma mistura com pés e cabeça. Uma mistura que resulta em algo único.

Ontem pedi que colocassem no balcão da cozinha na parte que serve como mesa de refeição, ligação para três candeeiros. Como tenho uma sacada e uma janela mesmo encostado, vão ser uns candeeiros que vão servir essencialmente de decoração e de divisão entre o espaço de preparação de refeição e de alimentação. Ora, mandei colocar 3 e se por um lado fica giro e preenchido por outro lado limita-me nos candeeiros porque tem de ser pequenos e a rondar no máximo os 20cm de diâmetro. Por isso ocorreu ao gajo aquilo que já está habituado "mandas-te meter três e agora? tem de ser candeeiros pequenos, tu começa já a procurar" e eu procurei. Gostei de uns e apaixonei-me por outros. Claro está que o que me fez palpitar o coração é caro que dói e não me apetece gastar 300 euros em candeeiros de decoração.

Para já, as minhas escolhas vão para estes estilos:

O meu preferido, o que me fez palpitar o coração.
É da Laredoute e custa 95 euros.


Loja nova - Modalfa

Nunca fui fã da Modalfa, aliás nunca comprei lá nada, sempre achei tudo assim "sem sabor". Por vezes até via coisas giras em algumas bloggers mas quando ia á loja (que foram raríssimas as vezes) nunca via nada que me agradasse. 

Esta semana numa das muitas visitas ao shopping (ao veterinário da Mia) reparei que a Modalfa estava modificada e tinha sofrido obras. Tinha um televisor enormeeeee na montra que chamava a atenção e era simplesmente impossível passar por ali e não olhar. Num dos dias tive de esperar mais de duas horas pela Mia que estava a terminar o soro e aproveitei por andar por ali no shopping a ver montras. Entrei na Modalfa e fiquei logo apaixonada pela loja. Está linda linda e é para mim a loja mais gira do shopping de Leiria. Com um ar super moderno, clean mas ao mesmo tempo acolhedor que está simplesmente fantástica (quem me segue pelo snapchat viu um mini tour)

Agora, não sei se é da forma como as coisas estão arrumadas e expostas, á luz que estão, mas adorei alguns conjuntos e cheira-me que ainda me vou perder por eles.

créditos de imagem | desabafosecoisas

Mia a doentinha


A quem tem perguntado, a Mia esta a melhorar. Já tirou aquela antena parabólica que ela tanto detestava, assim como o cateter. Para já, quem não a conhecer, a única marca de guerra que tem é a patinha rapada por causa do soro. Está bem disposta e animada. Mas claro, nos que a conhecemos sabemos que as coisas ainda não estão bem, que ainda tem um caminho a percorrer. Está numa dieta super rígida (apenas meia latinha por dia numa papa misturada com agua super liquida, e vai comendo 10ml de hora a hora +/-) e está também a fazer medicação e antibióticos. 
Foi horrível vê-la tão doente sem saber o que fazer e sem saber o que ai vinha. Ainda não sabemos as causas mas o facto de estar a melhorar é um excelente sinal e para já o pior já passou. Agora é atenções redobradas e dizer vezes sem conta lá em casa "não dêem nada a Mia, nem sequer uma gota de água", "não deixem a Mia ir a rua", "estejam quietos para a Mia estar sossegada".

No meio disto tudo foi bonito ver o amor e a esperteza da Mia. Como sempre fui eu a leva-la e a ir busca-la ao veterinário, ficou completamente maluca por mim e não me deixa um segundo, ao ponto de eu me deitar e ela se deitar em cima do meu peito com a cabecinha dela encostada a minha. Um amor.

Provavelmente este post passa ao lado de quem não tem animais, sei que é impossível compreender este amor que se tem por eles. Só quem tem é que sente.


Mia

A Mia pregou-nos um valente susto na sexta-feira e foi uma choradeira la em casa.
Depois da hora de almoço a senhora da limpeza ligou-nos em pânico a dizer que a Mia não parava de vomitar, e em meia hora passou a vomitar sangue.
Corri para a ir buscar e levar ao veterinário. Foi logo colocada a soro, a medicação para parar o vomito e fez analises e raio x. Conclusão: Gastroentrite hemorrágica grave. As causas não se sabem muito bem, podia ser da alimentação ou algum objecto que tivesse engolido, neste ultimo só seria reparável com cirurgia. 

entrou na sexta e ficou internada até sabado as 23h, passou inclusive lá a noite, e por isso foi uma choradeira lá em casa. Sábado para domingo e domingo para segunda já dormiu em casa mas durante o dia vai para o veterinário das 10 as 22h fazer soro e medicação intravenosa.

Para já esta a melhorar e já tolera a papinha (que é completamente liquida e dada com uma seringa na boca) o que é um excelente sinal. Ainda tem um caminho a percorrer, ainda está debilitada e com imensos cuidados, mas o facto de estar estável e a melhorar é excelente.

Hoje continua lá na Sô Dotora coisa que ela não gosta nadinha, isso e da antena parabólica que tem enfiada na cabeça há já vários dias.

Agora é dar tempo ao tempo e desejar que continue a melhorar. Posso vos dizer que na sexta-feira chorei baba e ranho. Que susto pessoas. Que susto.

12-02

Faz hoje um ano que a esta hora toda eu tremia, toda eu era lagrimas, toda eu era medo e angustia e tudo e mais alguma coisa. Faz hoje um ano que a minha mae estava a ser operada a um tumor na cabeça, uma cirurgia que demorou 12 horas e foram 12 horas sem saber nada. Foi o pior dia da minha vida.
Hoje demanha acordei e lembrei-me disso, aliás como tem vindo a acontecer nos últimos dias (o dia em que fez um ano que foi chamada, o dia em que fez um ano que foi internada) e pensava nos nervos que aquele dia me trouxe.

Hoje eram 14h ligou-me a senhora da limpeza a dizer que a mia não parava de vomitar. Sai do trabalho a correr, fiz 20km de carro, fui busca-la, e voltei a fazer 20km de carro para ir ao veterinário com ela. 
Deixei-a lá ha coisa de uma hora e toda eu sou nervos. Não sei o que ela tem, e o veterinário também não. Não para de vomitar uma espuma branca acompanhada com sangue. Para já, vai ficar a soro, ser medicada com relaxantes para ver se vomita menos, fazer analises e raio-x. Deixei-a lá e la para as 22h ligam-me para a ir buscar se tudo correr bem. 

Um ano depois, no dia 12 de Fevereiro, toda eu sou novamente nervos e lágrimas. Por motivos diferentes, mas partiu-me o coração ver a minha Mia ali a vomitar sem parar e com um ar tristinho. Para muita gente é so um cão, para mim é o bébé lá de casa e apetece-me chorar e só peço que não seja nada de grave e fique já boa. 

Dois anos seguidos, e dia 12 de Fevereiro trouxe-me nervos, dor, angustia. Só desejo que hoje acabe como ha um ano atras, com boas noticias.


[FOOD] Noodles vegan com legumes salteados




:Yoga:



Nunca experimentei yoga. Já tive para o fazer vezes sem conta mas nunca aconteceu. Já experimentei active yoga que não tem nada haver, ainda assim, ficou lá o bichinho. Depois de ver este vídeo fiquei com uma vontade enorme. Um dia... Um dia vou fazer yoga

Redobrar atenções



Na minha demanda para voltar a perder algum peso (estou nos 58kg e quero chegar aos 56 mas com mais massa muscular), tenho estado mais atenta nos últimos dias e percebi o porquê de a coisa não estar a funcionar.

Sou uma pessoa que se alimenta bem no geral, tento comer legumes e fruta todos dias, tomo sempre pequeno-almoço saudável, tento fazer vários lanches, tento beber água (embora de inverno não me seja tão fácil), voltei finalmente as corridas, tenho especial atenção em tomar comer proteína, tomo suplementos desportivos e todo um roll de cuidados.

Work mode

Há semanas assim, atarefadas, em que só com dias de 48h é que conseguia meter tudo em ordem. 
Estes dias estive mais ausente do blog por motivos profissionais, mas vou andando pelo facebook, instagram e snap, like always. Vou espreitando.